Aplicativos mais baixados: quais empresas movimentaram mais dados
O Brasil já é o segundo país do mundo em downloads de aplicativos para dispositivos Android e ganhou uma posição no ranking mundial de downloads para iOS. Não é à toa que ao longo de 2019, o brasileiro gastou 3h45 por mês de seu tempo acessando aplicativos em celulares. Comentaremos sobre este tempo do uso de apps pelo brasileiro ainda neste texto.
Sem muitas surpresas, o WhatsApp ficou em primeiro lugar entre os apps gratuitos, assim como ocorreu em 2018. Acompanhado pela tendência dos últimos anos: Instagram, YouTube, Facebook e Messenger completam as primeiras posições dos aplicativos mais baixados.
No mundo, a lista dos aplicativos mais baixados a surpresa ficou por conta do TikTok, que foi o segundo aplicativo mais baixado entre os celulares no mundo. O app ficou atrás apenas do WhatsApp. Os dados são da companhia de análise Sensor Tower.
O TikTok, aplicativo de vídeos curtos atingiu mais de 738 milhões de downloads no ano de 2019, números que ultrapassam o Facebook e o Instagram. O levantamento foi feito nas plataformas App Store e no Google Play. No Brasil, o aplicativo começou a ganhar força entre os jovens, no final de 2019 e início de 2020.
Os aplicativos mais baixados no IOS
A Apple divulgou quais foram os aplicativos mais baixados (gratuitos e pagos) na App Store em 2019 no Brasil. As cinco primeiras posições, entre os gratuitos, foi sem surpresas. Com WhatsApp, Instagram, YouTube, Facebook e Messenger. Completando o top 10 estão iFood, FaceApp, Uber, Netflix e 99.
Segundo a lista da Apple, alguns aplicativos são estreantes neste ranking em comparação com 2018, Rappi e Uber Eats, concorrentes do iFood, e o app do banco digital Nubank. Isso demonstra uma tendência que o brasileiro cada vez mais aposta em diversos serviços online. Outro estreante na lista dos mais baixados é o editor de vídeos Lomotif.
Na lista dos aplicativos pagos para iOS, o primeiro lugar foi ocupado pelo WatchChat. A segunda colocação ficou com o editor de fotos Facetune.
Mais apps de edição de fotos também entraram para a lista dos mais baixados, como o 8mm Vintage Camera, o Camera+ e o DSLR Camera. Na categoria de bem-estar, aparecem o AutoSleep. Monitore seu Sono e o Full Fitness: Exercise Workout Trainer.
Lista da Google
O Play Store da Google listou quais foram os apps e jogos que mais fizeram sucesso com os brasileiros em 2019. Com a ajuda dos usuários do país e sua equipe de curadoria, a empresa divulgou quais aplicativos mais baixados e fizeram sucesso durante o ano e merecem a atenção dos donos de celulares com Android.
Segundo a Google, na votação popular, o aplicativo Dollify (permite que o usuário crie caricaturas de maneira rápida e simples) desbancou concorrentes de peso como o editor Enlight Pixaloop e o serviço de notícias SQUID.
Já os editores da Google elegeram como melhor aplicativo do ano no Brasil o Cíngulo. O serviço de terapia promete ser uma ferramenta de autoconhecimento que ajuda o usuário em questões emocionais. O app ainda traz opiniões de especialistas em psicologia.
Entre os games, Call of Duty: Mobile, lançado em 1º de outubro de 2019 foi sucesso absoluto: além de ser eleito o melhor jogo na votação pública, também ganhou na escolha dos curadores de conteúdo da Google. O app também é sucesso de arrecadação e conseguiu alcançar mais de US$ 50 milhões em receita durante seus dois primeiros meses de mercado.
Muitas horas acessando
Como havia prometido no primeiro parágrafo, voltemos aos minutos, ou melhor, horas nas quais o brasileiro passa acessando aplicativos. São 3h45 e que renderam ao país a terceira colocação no ranking feito pela consultoria App Annie.
O Brasil está cinco minutos acima da média mundial, mas ainda perde para a China, onde o tempo gasto é de quase 4 horas, e para a Indonésia, onde as pessoas passam 4h40 conectadas.
No mundo todo, o tempo de uso dos aplicativos cresceu 35% desde 2017. O país que mais contribuiu para isso foi a China, onde o acréscimo foi de 60%.
Apesar da liderança do WhatsApp , os de finanças foram os aplicativos mais baixados no mundo. Eles foram acessados um trilhão de vezes em 2019, o que representa um crescimento de 100% em relação a 2017.
Na maioria dos países, os aplicativos de “carteiras virtuais” foram os mais acessados. Entre os brasileiros, no entanto, foram de bancos. O Nubank, em primeiro, seguido do FGTS, Picpay, Caixa Econômica e Mercadopago.
O Brasil ficou em terceiro lugar quando se tratou de aplicativos de compras diversas, quanto o assunto era compra de comida. Os apps de entrega de comida a domicílio, o número de acessos entre os brasileiros foi de quase oito bilhões. O país só perdeu para os Estados Unidos e a Indonésia.
Redes sociais e diversão
Quando se trata de apps de redes sociais, segundo o ranking feito pela consultoria App Annie, os aplicativos mais baixados foram o Whatsapp, Status Saver, Snapchat, Telegram e Hago.
Na categoria diversão, o Brasil ocupou o sétimo lugar. O crescimento de downloads desses aplicativos foi de 32% no país entre 2018 e 2019. A liderança foi do Netflix, em seguida Youtube Go, depois o Amazon PrimeVideo, com o Globoplay em quarto lugar e o Viki em quinto.
E você o que achou deste levantamento? Quais destes aplicativos que lideram as listas de mais baixados você ainda não tem em seu celular? Deixe sua opinião nos comentários.